
A Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI) celebra a retomada do protagonismo de uma das raças mais tradicionais da pecuária seletiva do Brasil
Ela foi a primeira raça zebuína originalmente criada no brasil e por muito tempo a mais representativa nas grandes pistas de julgamento de todo o País, inclusive no gramado sagrado da ExpoZebu.
Nas raízes da pecuária nacional, o Indubrasil sempre foi uma unanimidade nos pastos e no coração dos zebuzeiros.
Na 89ª edição da feira de Uberaba a programação da raça está cheia de novidades com eventos técnicos, comerciais e uma série de encontros sociais na sede da entidade.
No dia 30/04, a partir da 15h, a ABCI fomenta o movimento “Conexão Mulheres Indubrasil: Empoderamento e Troca de Experiências” que consiste em promover o intercâmbio entre criadoras, técnicas, sucessoras e apoiadoras da raça com objetivo de aproximar as pessoas, proporcionar interação e disseminar conhecimento sobre melhoramento genético e mercado pecuário, além de valorizar o diferencial da atuação da mulher no Agro e as oportunidades abertas para elas.
No feriado de 1º de maio a rodada de debates ganha um perfil mais técnico com a proposta: “Bate-papo Visionário Indubrasil: Inovações e Desafios na Criação de Gado”. O encontro, marcado para 16h, será conduzido pelo experiente técnico de registros da ABCZ e jurado do CJRZ, Rubenildo Rodrigues que também fará apresentação de animais aos participantes. Os associados foram convidados para falar sobre os desafios de melhoramento e multiplicação do rebanho com aumento de rentabilidade pelo potencial de performance dos animais nas cadeias da carne e do leite, bem como na produção de genética.
Na mesma data os amigos do Indubrasil participam da Confraternização anual da raça em que a diretoria da ABCI faz a entrega oficial da comenda “Mérito Indubrasil”. Na edição 2024 os homenageados são os criadores Cláudia Fraga Leonel, da Fazenda Porangaba; Danielle Corrêa Mendes e Fabiano França Mendonça do Condomínio Induberaba e Gabriel Garcia Cid, Presidente da ABCZ.
O dia 2/05 é a data marcada para o aguardado “Leilão Condomínio Induberaba & Convidados”. O grupo vai ofertar 20 lotes de alta qualidade genética com destaque para a genética de vários animais pontuados e premiados na ExpoZebu. O Condomínio Induberaba, que foi Melhor Criador e Melhor Expositor nas edições 2022 e 2023 é um dos grupos formados por criadores que retomaram o trabalho com o Indubrasil estimulados por história de família, por admiração ao rebanho puro moderno, versátil e adaptado e pela oportunidade de bons negócios. “O Indubrasil é um animal maravilhoso e totalmente adequado a nossa pecuária. O gado tem desempenho, produtividade, rusticidade, eficiência, beleza racial e temperamento. Tudo isso gera demanda no mercado interno e muitas oportunidades em âmbito da América Latina e do Sudeste Asiático. Já fazia um bom tempo que o mercado pedia a volta dos leilões da raça. A expectativa é muito positiva”, afirma o diretor da Connect Leilões, Silvestre Marinho do Carmo.
O “Leilão Condomínio Induberaba & Convidados” que será presencial no salão do Armazém do Boi com transmissão dos canais Connect Play e Lance Rural começa às 20h. A assessoria é de Rubenildo Rodrigues e o catálogo virtual, com vídeos, pode ser acessado na internet e no site da leiloeira.
Um grande momento de todas as raças zebuínas na ExpoZebu é o da entrada na pista de julgamento que para a os cerca de 50 exemplares Indubrasil acontece nos dias 2 e 3, com os grandes campeonatos em 4/05 junto com todas as demais raças. Uma grande novidade é a presença de Sérgio Lúcio Villalón, jurado internacional, no comando das avaliações dos animais e definição dos melhores exemplares da mostra. Villalón é médico veterinário e selecionador. Ele está baseado no México e pertence ao Conselho Técnico da Associação Mexicana de Criadores de Zebu (AMCC).
“É um grande momento para toda a família Indubrasil. Atravessamos décadas lutando pelo fortalecimento da raça e aguardávamos esse reconhecimento que recebemos gradativamente com a maior participação de exemplares na ExpoZebu, com a expansão do rebanho em vários estados do Brasil, com a retomada do registro de plantéis puros que estavam apenas controlados em fazendas e com a adesão de novos associados ao grupo da ABCI. Estamos felizes e agradecemos a ABCZ que sempre apoiou nossos pleitos de incentivo aos criadores”, finalizou o Presidente da ABCI, Roberto Fontes Góes.
Os criadores de Indubrasil que testam a raça em suas próprias produções comerciais e de parceiros indicam aos pecuaristas que avaliem os resultados que comprovam as qualidades zootécnicas e as vantagens econômicas da genética.
Em cruzamentos, o legítimo zebuíno brasileiro de dupla aptidão resulta em ótimos produtos com qualquer outra raça bovina, sendo indicado para a criação de gado mestiço de baixo custo e de alto desempenho.
Os bezerros que são produtos de touros Indubrasil em matrizes zebuínas de corte se mostram muito interessantes. O temperamento contribui para um bom desenvolvimento do gado em todas suas etapas. A base inicial positiva também reflete em peso ao desmame e posteriormente em boa conformação frigorífica, tendo formação de músculos com acabamento que atendem as exigências de diversos mercados consumidores.
No leite a pasto o Indolando é um sucesso. As fêmeas de produção são requisitadas e bastante valorizadas pois se mostram com ótima opção para viabilizar a atividade com rentabilidade na ordenha.
O cruzamento entre o Indubrasil e taurinos especializados produz fêmeas com maior longevidade e adaptabilidade, características essenciais ao clima tropical do planeta.
A fertilidade com rusticidade também é um fator de soma que gera economia de insumos. E, além disso os machinhos cruzados, que apresentam alta heterose, são igualmente valorizados no corte.