PortugueseEnglishSpanish

HISTÓRIA DO INDUBRASIL

Foto: Jadir Bison
Getúlio Vargas marcando o primeiro animal Indubrasil sob registro
Fazenda Cassú, onde foi realizada a primeira exposição com Indubrasil
Thiers Botelho com o touro Himalaia
Logomarca da SRTM com cabeça do Indubrasil

INDUBRASIL, PRIMEIRA RAÇA ZEBUÍNA CONSOLIDADA FORA DA ÍNDIA

Por: José Otávio Lemos

O Zebu (Bos indicus) começou a entrar no Brasil, pelos documentos conhecidos, em 1813. E chegadas aconteceram entre intencionais ou por acaso.

Os zebuínos chamavam a atenção pela boa interação como o nosso meio ambiente, tropical como o deles no país dos Marajás.

Características como o cupim, as orelhas e a pele preta eram pontos de “pureza”. Acasalamentos entre raças zebuínas foram feitos sem seguir cartilha alguma, mas a fixação de uma nova raça pelo “olhometro”.

Bonito cupim e grandes orelhas, e mais barbela, cauda mais longa para espantar mosquitos e outros insetos, pontos para se desejar o animal nas fazendas.

Nasceu um tipo zebuíno com a junção das raças importadas, especialmente Guzerá, Nelore e Gir. Tinha-se, inclusive, a “régua de medir orelhas”. Essas bem desenhadas, maiores, comprovavam, sem qualquer outro exame, não haver sangue de bovino europeu no indivíduo.

Oswaldo Afonso Borges, no livro O Zebu e o Indubrasil, 1955, escreveu que os criadores “selecionam orelhas da mesma forma porque os criadores de Limousin, de Garonês e de Caracu selecionam animais de mucosas não pigmentadas, isto é, por constituírem características raciais.”

A primeira exposição de Zebu na Terra foi realizada na Fazenda Cassú, em Uberaba, 1906, com mais de mil animais, promovida pelo dono dela, o Coronel José Caetano Machado Borges, e seu primo Joaquim Machado Borges, e muitos animais já com o tipo Indubrasil.

Em diversas regiões brasileiras, núcleos formados, e estes tiveram nomes também, como: Indubahia, Indubelém, Induberaba, Induaraxá.

Forte esse trabalho seletivo, e a raça participou da primeira exportação de zebuínos do Brasil para o México, em guerra interna (1924); e, por essa, a maioria dos animais foram mandados para os Estados Unidos. No país do Tio Sam, destacaram-se como reprodutores na formação do Brahman. Monarca, um forte exemplo desses touros. E na importação americana de 1948, o Indubrasil Indo Gaúcho foi marcante para linhagem no Brahman Vermelho.

Um depoimento do ótimo cientista americano A.O. Road com relação à raça Indubrasil entrando na pecuária americana: “Eram grandes, musculosos, sólidos indivíduos, embora fossem uma mistura de sangue indiano, com nítida preferência de Guzerá, com algumas evidências de Gir e de Nelore.”
O Indubrasil ajudou também na formação do Tabapuã, especialmente no núcleo desse no norte de Minas.

Torneio e a vaca Selecionada, ambos do criatório de João Machado Borges, primeiros caranguejados. Quem marcou o macho foi o Presidente da República Getúlio Vargas; e a fêmea pelo Governador de Minas, Dr. Benedito Valadares. O nome da nova raça zebuína foi defendido por Thiers Botelho, selecionador dela em Araxá, diante da Assembleia da SRTM que o acatou. Ele justificou que foram formados vários núcleos em diversos estados da federação, e até trocadas genéticas entre eles.

A raça tem centros de seleção do norte ao sul do Brasil, e está presente em vários países por exportações oficiais efetuadas.