PortugueseEnglishSpanish

Na terra do Boi Voador o Indubrasil fez uma escala histórica

Por Marcia Benevenuto

Aconteceu na cidade do Recife e o povo descendente daquele que um dia mangou do animal de contos de Maurício de Nassau se impressionou e se apaixonou pela zebu brasileiro.

Parque de Exposições do Cordeiro, na capital pernambucana foi o palco a3ª edição da ExpoAgro Nordeste, aberta na última semana do mês de setembro.

A feira que contou com mais de 500 expositores de toda a região Nordeste recebeu mais de 3 mil animais, entre bovinos de genética para corte e para leite, caprinos, ovinos, equinos, bubalinos e suínos. E foi nesse cenário que o Indubrasil, que estava há quase duas décadas fora da mostra, teve destaque na pista de julgamento com exemplares oriundos de criatórios tradicionais e de referência para a raça em nível nacional, principalmente os do Sergipe que predominaram.

“Essa participação na ExpoAgro foi um marco e uma grande oportunidade que os criadores souberam aproveitar para dar visibilidade aos rebanhos, além de divulgar as vantagens da genética do Indubrasil que é perfeitamente adaptada aos sistemas de produção do Nordeste e pode contribuir para a melhoria de produtividade e renda das comunidades rurais que desenvolvem atividades pecuárias”, avalia o Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI), Roberto Fontes Góes.

Os visitantes do Parque do Cordeiro e o público – formado por pecuaristas, produtores, técnicos e estudantes – puderam apreciar exemplares de excelência que foram submetidos ao crivo do experiente técnico Rubenildo Rodrigues, membro do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas. “Eu acompanho a raça Indubrasil e trabalho com melhoramento dessa genética desde que comecei a atuar pela ABCZ. Destaco qualidades zootécnicas que foram evidenciadas na pista do Recife relacionadas aos ganhos econômicos. Foi muito bom conferir igualmente a evolução dos plantéis que levaram exemplares de um Indubrasil moderno, mas que não perdeu nada da beleza, da expressão e da caracterização racial”, definiu o jurado.

Um dos pontos altos da participação da raça na ExpoAgro Nordeste 2023 foi o da homenagem registrada aos pioneiros da pecuária e da seleção do Indubrasil no estado e na região. Familiares de João Teobaldo de Azevedo, José Nivaldo Barbosa e Octaviano Heráclio Duarte receberam das mãos de Roberto Góes placas e certificados com textos que exaltaram a contribuição para a consolidação das atividades agropecuárias, realizando sucessão e preservando sua representatividade dos descendentes que ainda atuam no setor.

“Fiquei muito feliz com o reconhecimento ao meu pai, além de emocionado ao ouvir as palavras dos filhos dos outros homenageados. Foi um privilégio estar junto de José Nivaldo Junior e do Dr. João Teobaldo e nossas famílias. A deferência da Associação de Criadores do Indubrasil mostra a essência de respeito e valorização que norteia o trabalho da diretoria da entidade”, pontuou o presidente da União Nordestina de Agropecuária (UNA), José Orlando Duarte.

O resumo da presença do Indubrasil no evento pernambucano foi feito pelo Presidente da Sociedade dos Criadores de Surubim, Fernando Guerra: “A raça foi consolidada pelo trabalho competente de grandes personagens, que fizeram história na pecuária nacional. De um passado de glórias, lutas e desafios, vivenciado por homens e mulheres de fibra e determinação, os valores que imprimiram na raça permanecem no presente, pelos descendentes e, também, pelo próprio gado, pois existe uma conexão entre o fazendeiro e seu rebanho. O Indubrasil transmite a força e os valores dos seus selecionadores. O gado brasileiro de beleza singular, imponente pelo porte e pala produção, com seus valores e suas características produtivas segue seu destino, e agora ressurge com equilíbrio e potencial para alcançar novos horizontes. Parabéns à ABCI na pessoa do Presidente Roberto Góes”, destacou Guerra.

  • VOLTAR
  • COMPARTILHE