PortugueseEnglishSpanish

ABCI comemora evolução da raça

Por Patrícia Peixoto Bayão

A Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI) lançou no ano passado o Programa de Incentivo à Raça Indubrasil, com o objetivo de articular ações importantes desenvolvidas em benefício da raça. Segundo o presidente da entidade, Roberto Goes, com o apoio da ABCZ, projetos importantes foram desenvolvidos, como a implementação do banco de material genético, reformulação do site da ABCI, divulgação da raça e realização de pesquisas, tanto na área de produção de leite como na de produção de carne. “Essas ações deram resultados positivos. Estamos trabalhando para provar as qualidades do Indubrasil, um zebu de dupla aptidão, que está presente em vários países de pecuária tropical. Estamos em um momento propício para o Indubrasil”, explica o presidente. Goes avalia que a raça está preparada para enfrentar os desafios do mercado, uma vez que os selecionadores conseguiram um excelente resultado no processo de seleção. “O Indubrasil conquistou uma evolução formidável e permanece crescendo com grande consistência, com índices de satisfação dos clientes elevados, ou, melhor dizendo, satisfação total”.

O presidente da ABCI revela que em 2016 a associação dará continuidade às ações do Programa de Incentivo à Raça Indubrasil, assim como ao trabalho de incentivo ao retorno para o registro genealógico dos rebanhos, realizado junto aos criadores. “No ano passado, as visitas aos amigos criadores de Indubrasil foram constantes em todo o país. Novos criadores inteligentes e visionários já perceberam a grande oportunidade que é investir na raça.


Mercado

De acordo com o dirigente, a procura pelo Indubrasil é crescente tanto no mercado interno quanto no externo. “No mercado interno, a raça é usada nos cruzamentos para fazer gado de leite e de corte, com excelentes resultados. No externo, o interesse pela genética de Indubrasil é muito forte e as exportações já acontecem com animais de elite, sêmen e embriões. O Indubrasil é uma raça mundial e o Brasil tem um papel fundamental no desenvolvimento dessa genética”, revela. Goes ressalta o crescimento do mercado da raça, com boa liquidez de tourinhos e valorização de fêmeas nos leilões, mas adverte que o Indubrasil necessita
aumentar o número de matrizes para atender a demanda, uma vez que a procura por machos e fêmeas cresce a cada dia.

Esse bom momento do Indubrasil se deve aos criadores que investem e acreditam no trabalho de um grupo que decidiu levar adiante um projeto nobre de melhoramento genético e difusão de uma raça que está presente em muitos países”, comemora.


Seminário na ExpoZebu


A ABCI realizará o “I Seminário Internacional Indubrasil: O Zebu Mundial” no dia 5 de maio, durante a ExpoZebu 2016, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O seminário, que tem como tema O que é o Indubrasil, é baseado em uma pergunta: Para que serve o Indubrasil na pecuária mundial? “Nesse evento, veremos a raça no processo de melhoramento genético do PMGZ. Faremos, também, um panorama do Indubrasil em todos os países em que ele está presente, seja na América, África, Ásia ou Oceania”, explica Goes. A associação também preparará a nova edição da revista InduBrasil, que será lançada também durante a ExpoZebu.

  • VOLTAR
  • COMPARTILHE