Foto por: CARLOS LOPES

Criadores celebram expansão da raça Indubrasil

Cerimônia para homenagem aos apoiadores da raça marca momento de comemoração pela retomada do rebanho nacional

Por: MARCIA BENEVENUTO

A Associação Brasileira de Criadores de Indubrasil (ABCI), com 56 anos de fundação, realizou na noite desta quarta-feira (2/05/2018) a entrega das Comendas “Mérito Indubrasil”.
Os homenageados de 2018 foram para Arnaldo Manuel Machado Borges, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Rodrigo Caetano Borges, vice-presidente da ABCI; Jairo Machado Borges Furtado, superintendente geral da ABCZ, Ormeu Soares da Mata (pesquisador), Francisco Alves dos Santos e Ivan Apóstolo Sobral, presidente da federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Sergipe.
Em seu pronunciamento o presidente da ABCI agradeceu o apoio de todos os criadores tradicionais e novos, que mantém os investimentos e a dedicação ao trabalho de melhoramento genético da raça, bem como aos técnicos e parceiros de diretoria que se uniram para uma ação de resgate de linhagens para o Registro Genealógico. “Muitos criatórios antigos de Indubrasil, que foram formados em diversos estados do Brasil, por uma infinidade de questões pararam de registrar o gado mas mantiveram o rebanho puro, mesmo com uma escrituração de fazenda, estão sendo identificados pelos técnicos e sendo reintegrados ao banco zootécnico da ABCZ. Nosso trabalho é de formiguinha e consiste em ir de porteira em porteira para conhecer esse pessoal, mostrar como o Indubrasil desperta interesse no mercado interno e externo, e convencê-los a voltar a criar. Temos tido bastante sucesso”, conta o presidente da ABCI, Roberto Fontes Gois.

Jairo
“Meu avô foi criador de Indubrasil, meu pai também e eu cheguei a ter meu plantel. Estou entusiasmadíssimo com essa retomada da raça e acho que isso é fruto de muito trabalho do Dr. Roberto e todo o grupo que se dedica a raça. Torço para que tudo dê certo e vou tentar ajudar no que for possível. Fiquei muito emocionado com essa homenagem pois tenho o Indubrasil nas raízes e no coração”, disse Jairo Machado Borges.
“O Indubrasil sintetiza com muita força as principais qualidades e vantagens econômicas das três raças de fundação que são Nelore, Gir e Guzerá. Temos 43 anos de registro genealógico com o Indubrasil e acompanhar essa revitalização com as linhagens produtivas é muito gratificante”, comentou o criador Acrísio Cruz Neto, criador que representou Francisco Alves dos Santos.
O presidente da ABCZ, Arnaldo Manoel Machado Borges também agradou o público em seu pronunciamento. “Completamos 80 anos do Registro Genealógico e temos em toda história da ABCZ a raça Indubrasil ativa e sendo uma das mais importantes para o desenvolvimento da pecuária nacional. Constatamos o avanço das exportações em diversos mercados onde já há o livre comércio de material genético e estamos, junto com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) trabalhado para firmar novos protocolos sanitários com federações que querem ter em seus países a genética das raças zebuínas do Brasil”.

Da ExpoZebu

Os animais vão entraram em pista e serão julgados até a sexta-feira (3/05) com Grande Campeonato no sábado (6/05). O técnico da ABCZ, Rubenildo Batista Rodrigues, vai avaliar 36 animais de alto padrão genético.
No dia 4 de maio da comunidade indubrasilista prestigiará a entrega do Mérito ABCZ para o criador gaúcho Elair Bacchi.

PRAÇA VICENTINO RODRIGUES DA CUNHA N. 110
PARQUE FERNANDO COSTA
UBERABA | MG

34 3336-4400

Instagram