Foto por: Francis Prado

1º Seminário Internacional do Indubrasil debate o futuro da raça

Por: Cláudia Cerqueira

Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI) realizou no dia 5 de maio no Salão Nobre da ABCZ, o 1º Seminário Internacional da Raça Indubrasil, o Zebu Mundial. O evento fez parte da programação oficial da 82ª Expozebu e foi uma das ações definidas pelo Programa de Incentivo à Raça Indubrasil, idealizado pela ABCI.

O evento organizado em conjunto pela ABCI, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Programa de Melhoramento Genético do Zebu (PMGZ), Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) e Brazilian Cattle Genetics teve como objetivo discutir o Indubrasil de hoje e sua função na pecuária mundial. “É necessário ampliar as discussões sobre o tema e dessa forma mostrar ao mercado todo o valor que a raça Indubrasil agrega, especialmente nos cruzamentos para produção de carne e leite”, comenta o presidente da ABCI, Roberto Fontes de Goes.

O PMGZ foi apresentado como ferramenta de seleção da raça e os resultados obtidos na utilização do mesmo. Outro assunto debatido no Seminário foram o desempenho zootécnico da raça e os rumos do Indubrasil.

Especialistas no Brasil e do exterior tiveram sua participação através de palestras e debates ocorridos durante o evento. Estavam presentes nessas apresentações o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, o técnico da ABCZ Roberto Winkler, o diretor acadêmico da FAZU, Carlos Henrique Cavallari Machado e o especialista mexicano José Alberto de La Higuera Jiménez. Este grupo compôs a mesa redonda que fez parte da programação que contou também com a participação do escritor Rinaldo dos Santos e do criador de Indubrasil, José Henrique Fugazzola Barros. Também esteve presente o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, na abertura do evento.

Para Roberto Goes esse primeiro evento trouxe um saldo positivo, “a participação ativa dos criadores neste Seminário mostra o desejo de conduzir a raça há um novo patamar”, comenta o presidente da ABCI. “Além disso, existe grande interesse do mercado internacional na raça, fato este que nos incentivou a fazer esse primeiro evento”, finaliza Goes.

PRAÇA VICENTINO RODRIGUES DA CUNHA N. 110
PARQUE FERNANDO COSTA
UBERABA | MG

34 3336-4400

Instagram