Foto por: Arquivo pessoal

Indubrasil se prepara para 2016

PERSPECTIVAS // Depois de um ano cheio de novidades e muito trabalho, os indubrasilistas planejam as ações de 2016.

Por: Natália Escobar

2015 foi um ano de destaque para o Indubrasil. Os selecionadores, apoiados pela Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI), investiram forte na retomada da raça ao cenário da pecuária brasileira. A raça esteve presente em grandes feiras nacionais, como a ExpoZebu e a Expointer, e ganhou espaço em novos territórios. A Tailândia se firmou como grande comprador e admirador do zebuíno brasileiro, e as exportações da raça foram um sucesso. Além disso, o ano também foi marcado pela adesão do Programa de Melhoramento Genético do Zebu (PMGZ) como programa oficial da ABCI, e pela parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
O presidente da ABCI, Roberto Fontes Góes, conta que o calendário também contemplou o lançamento do novo site da ABCI, ações publicitárias direcionadas e uma revista dedicada à raça. “Viabilizar a raça Indubrasil no Brasil está sob a responsabilidade de todos os que fazem do zebu uma das maiores riquezas do agronegócio nacional. A proposta de um caminho viável para a solução do problema está colocada e, agora, o Indubrasil necessita da sensibilidade e do compromisso das pessoas e das instituições responsáveis pela raça”.
Em 2016, as expectativas são de maior expansão. A programação da 82a ExpoZebu, que será realizada entre os dias 30 de abril e 7 de maio, em Uberaba (MG), será valorizada com a realização do 1o Seminário Internacional da Raça Indubrasil: Zebu Mundial. O Seminário será realizado pela ABCI no dia 5 de maio, no Salão Nobre da ABCZ, contando com o apoio da ABCZ, PMGZ, Brazilian Cattle e Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU).
“Em 2015, na ExpoZebu, realizamos o primeiro seminário da raça e foi um grande sucesso. Agora, devido ao elevado interesse dos criadores de outros países, iremos ampliar o evento”, afirma Roberto. O objetivo do encontro é reunir criadores e técnicos do Brasil e exterior para debater sobre a raça, seu melhoramento genético, desempenho, e a função do Indubrasil na pecuária mundial.
Já estão confirmadas no evento presenças da Tailândia, México, Venezuela e Colômbia, com grandes chances de mais países confirmarem até a data do seminário. A programação acontecerá em duas etapas: uma de manhã e outra no período da tarde. O Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, é o convidado para palestra de abertura.
“Ressalto que o Indubrasil sempre foi muito utilizado, puro ou para cruzamento com outras raças de corte ou leite, em dezenas de países devido a sua peculiar beleza, poder
de adaptação e heterose. Por isso, esse evento é de grande importância para a raça em nível mundial. É uma ação que dá seguimento a uma série de realizações da ABCI para promover essa raça brasileira, formada por visionários criadores de gado zebu do passado”, acrescenta Roberto.
A realização do Seminário Internacional integra os trabalhos de promoção do Programa de Incentivo à Raça Indubrasil, que tem, ainda, como plano de ação para divulgação da raça, a criação de um banco de sêmen, produção de um livro e a realização de pesquisas com a raça e seus cruzamentos.

Refêrencia: Pecua?ria Brasil 92 dezembro 2015

PRAÇA VICENTINO RODRIGUES DA CUNHA N. 110
PARQUE FERNANDO COSTA
UBERABA | MG

34 3336-4400

Instagram